Lição 02: Esse é o motivo porque ter um funil estruturado pode acelerar suas vendas e locações em sua imobiliária

De: Arlene Gomes

Belo Horizonte - MG

Caro leitor(a),

Nessa série de 3 lições tenho como proposta lhe mostrar como alcançar resultados extraordinários com vendas e locações, mesmo sem usar ferramentas sofisticadas.

Antes de iniciar esta segunda lição, eu quero agradecer todos os comentários da primeira lição. Veja abaixo.

Foi maravilhoso ver o comentário de cada um sobre a importância que essa estratégia pode trazer para o dia a dia da imobiliária.

Vamos rever de forma objetiva o que compartilhei na primeira lição.

Eu falei que tinha sido gestora de uma imobiliária e tinha o grande desafio de gerar leads e consequentemente trazer resultados para a empresa.

Mas como havia dito, eu não estava conseguindo. Cheguei a usar tecnologia, mas sem sucesso.

Foi então que resolvi testar algo simples. E a partir daí a mágica aconteceu.

Se você não viu a lição 1 (ou deseja ler novamente), basta clicar no link abaixo.

Clique aqui para ler a lição 1

Vou mostrar agora como tudo isso pode te ajudar. Vamos falar mais um pouco para que você possa ter clareza de quais resultados você poderá alcançar.

DIVIDA O FUNIL EM 3 PARTES: VISUAL, MÉTRICAS E DIAGNÓSTICO

O diferencial desta estratégia é que não é um funil de apenas 1 etapa, mas sim de 3 ETAPAS.

Muitas pessoas, quando utilizam o funil, usam apenas uma etapa. E isso faz com que muitos gargalos fiquem despercebidos, deixando os verdadeiros problemas ocultos aos olhos dos gestores.

Usar apenas uma etapa no funil não te ajudará a acelerar nas vendas e locações. Pelo contrário, poderá deixá-lo cego diante dos verdadeiros problemas.

Por isso sugiro usar o funil de 3 etapas.

Explico melhor.

Cada uma das 3 etapas cumpre uma função extremamente importante e individual no acompanhamento dos números.

VISUAL

A parte visual irá mostrar pra você e sua equipe o fluxo dos leads na jornada até a venda.

Nesta primeira parte do funil você irá trabalhar de forma lúdica. Tudo com o objetivo de criar maior envolvimento da sua equipe.

Com a parte visual aplicada, quando houver algum gargalo o problema saltará diante dos seus olhos, podendo assim resolver de forma rápida, tapando todos os furos do seu funil.

MÉTRICAS

Já a parte de métricas irá mostrar se os números estão dentro da média nacional e se tornam um parâmetro do desempenho do seu funil.

Você pode usar a referência dos seus números passados. Caso não tenha esses números, você pode usar a referência nacional para que possa balizar e saber se o seu funil está funcionando de forma adequada.

Essas referências lhe dão uma visão geral e em tempo real de tudo o que acontece dentro do seu processo de funil de vendas ou locação.

DIAGNÓSTICO

A parte de diagnóstico vai dizer as hipóteses de melhorias caso seus números estejam abaixo da referência nacional.

É como se tivesse uma receita de bolo pronta caso encontre algum problema no seu funil. Basta testar as hipóteses e dessa forma descobrir o real problema do momento.

Simplicidade

Albert Einstein já dizia: "O ápice da sofisticação é a simplicidade".

E quando colocar em prática toda essa estratégia pode acontecer de você simplesmente não acreditar como algo tão simples e que não usa tecnologia pode trazer tamanho resultado no faturamento da sua imobiliária.

VEJA NESSE EXEMPLO EM NÚMEROS COMO É POSSÍVEL ATÉ DOBRAR O FATURAMENTO DA IMOBILIÁRIA ATRAVÉS DESSA ESTRATÉGIA

Vou te mostrar como isso, apesar de simples, pode ser muito poderoso e até dobrar o seu faturamento com vendas e locações.

Preste atenção.

Se você recebe 200 leads e tiver o seguinte cenário:

      • 50% dos leads viram atendimento. (Isso dá 100 atendimentos).
      • 30% dos atendimentos viram visitas. (Isso dá 30 visitas).
      • 20% das visitas viram propostas. (Isso dá 6 propostas).
      • 20% das visitas viram vendas. (Isso dá 1 venda).

Suponhamos que vendeu um imóvel de 500.000,00. Sendo sua comissão de 6%, sua imobiliária recebe bruto 30.000,00. Maravilha!

Agora se você tem maior clareza dos números do seu funil e percebe que na fase 2 acima ao invés de 30% dos atendimentos viram visitas você consegue que esse número suba para 40% (um aumento de apenas 10% em atendimentos para visitas).

Veja o que acontece.

Se você recebe 200 leads e aumentar apenas 10% em atendimentos para visitas:

      • 50% dos leads viram atendimento. (Isso dá 100 atendimentos).
      • 40% dos atendimentos viram visitas. (Isso dá 40 visitas).
      • 20% das visitas viram propostas. (Isso dá 8 propostas).
      • 33% das visitas viram vendas. (Isso dá 2 vendas).

Aumento de 100% nas vendas melhorando apenas 10% a mais na fase de leads para atendimento.

Mantendo o mesmo exemplo, vendendo não 1, mas agora 2 imóveis de 500.000 cada um, seu faturamento chega a 1 milhão de reais.

Acredito que já percebeu.

Veja que é possível sua imobiliária conseguir dobrar o faturamento com uma pequena e insignificante melhoria.

É um simples ajuste que pode gerar um tremendo resultado.

SUA PRÓXIMA META

Você precisa implementar este tipo de funil em sua imobiliária o quanto antes.

Entender os números de forma simples é fundamental para otimizar os resultados das vendas e locações.

Saber exatamente onde está os gargalos dos seus números te ajudará a ter clareza e assertividade na hora de resolver os problemas.

Como você viu, apenas um ajuste simples, pode dobrar o faturamento da sua imobiliária. Por isso aplique o quanto antes e coloque tudo em prática.

PRÓXIMA LIÇÃO

Na lição 03 irei te mostrar alguns exemplos reais para te inspirar a colocar tudo isso em ação o quanto antes.

Mas antes, deixe o seu comentário abaixo e me diga o que achou desta lição. Será um prazer conversar com você.

Até lá.

Arlene Gomes
ImobAcademy

Clique aqui para ler a lição 3

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